FEBRALOT e Sindicatos preparam MEGA SEMANA DE PROTESTO


19/05/2016 Facebook Twitter LinkedIn Google+ Novidades



Encontro define os novos rumos da Rede, dando continuidade ao encontro realizado em Brasília no início deste mês, as lideranças sindicais definiram os novos rumos para a Categoria.

Após quase dois anos sem reajustes tarifários a Rede Lotérica cansou de esperar pelo socorro da Caixa. A gestora, por sua vez pede prazos e mais prazos para estudar as propostas requisitadas e os dois lados desse cabo de guerra permanecem em um impasse.

Depois que o SINCOESP divulgou pra Rede no final de Abril que não aguardaria mais por uma ação da Caixa, foi realizada a primeira reunião de emergência junto com a Febralot a fim de colocar os interesses da Categoria na pauta nacional.

As estratégias levaram a ações administrativas e jurídicas onde, definidas em colegiado neste segundo encontro, em São Paulo, terão como objetivo definir pontos cruciais para que a Categoria possa atuar com mais tranquilidade. Dentre esses caminhos, um é a distinção clara dos serviços públicos dos privados realizados a fim de se formatar uma regulamentação clara e que traga benefícios para os empresários e garantindo assim maior flexibilidade e segurança ao exercer suas atividades.

Além disso, buscarão respaldo jurídico para que, qualquer ação realizada proteja o empresário de penalizações além das que ele já sofre com sua defasagem financeira. Ainda neste caminho, outro ponto tratado visa solidificar os contratos com a mudança do atual modelo de “Permissão”, que não oferece segurança ao empresário caso sua loja venha a ser descredenciada por qualquer motivo.

As lideranças também chegaram à conclusão de que precisam ter acesso aos contratos da gestora com as empresas terceirizadas, tema que será foco de ação judicial, pois se acredita que os valores acertados entre ambas estão muito divergentes em relação ao comissionamento pago para a Rede. Hoje, com essa formatação contratual o empresário lotérico só perde e não tem nenhuma flexibilidade para atuar escolhendo produtos ou uma logística de horários adequada para favorecê-lo. Sem contar que ainda enfrenta uma dificuldade enorme de não poder transferir sua Loja para outros interessados, pois falta uma regulamentação que a gestora insiste em manter engavetada e este ponto, se não tiver uma solução imediata também será objeto de ações judiciais.

Foram destacados os trabalhos que a federação vem fazendo junto ao Marco Regulatório dos Jogos, no intuito de colocar a Rede Lotérica como beneficiária na operação dos jogos que têm seu perfil de trabalho e que podem ser aprovados. Este trabalho é um dos que já está encaminhado e em caso positivo trará benefícios imediatos para a Classe.

Os representantes chegaram à conclusão de que, as coisas estão encaminhadas mas além dos caminhos burocráticos, é necessário hoje que a sociedade conheça a realidade da Rede que lhes presta um serviço considerado por ela como um dos melhores do mercado. Assim, decidiu-se que haverá uma ação de mídia divulgando a realidade da Categoria concatenada com algumas ações de impacto sendo elas:

MEGA SEMANA DE PROTESTOS

– Sábado sem conta
Nos dias 04 e 11 de Junho as unidades lotéricas não receberão nenhum pagamento de conta;

– Restrição de serviços interbancários
Do dia 06 ao dia 10 a Rede Lotérica irá restringir o recebimento de serviços de alguns bancos. Nos dias 06. 07 e 08 nenhum boleto do banco Itaú será recebido e nos dias 09 e 10, os boletos do banco Bradesco passarão pelo mesmo processo.

– Depósitos com horário limite
Nesta mesma semana do dia 06 a 10 os depósitos bancários acompanharão os horários das agências bancárias, sendo recebidos até as 16 horas.

– Abertura de contas restrita
Ainda na semana do dia 06 a 10 as aberturas de contas não serão realizadas nas unidades lotéricas

Em breve serão distribuídos materiais de divulgação padronizados que deverão ser impressos e trabalhados conforme orientação oportuna.

As lideranças contam com a participação ativa da Rede para que a gestora inicie um processo de mudança de atitude e possa assim trazer os benefícios almejados.

Agora é partir pra ação.

A Diretoria FEBRALOT

São Paulo, 18 de Maio de 2016

WhatsApp chat