BNDES EXIM Pré-Embarque: Saiba o que mudou na linha de crédito para exportação


25/04/2017 Facebook Twitter LinkedIn Google+ Governo,Novidades



As micro, pequenas e médias empresas exportadoras já podem contratar a linha BNDES EXIM Pré-Embarque com um custo financeiro mais baixo. Desde o início do ano, com as novas regras editadas na Circular AEX nº 001/2017, essas empresas passaram a contar com taxa de juros 100% atrelada à TJLP – antes, a taxa era precificada a partir de um mix de TJLP e Selic. Além disso, a CAIXA revisou alguns procedimentos internos, tornando o processo de concessão ainda mais ágil.

“Na prática, a medida torna as empresas com faturamento de até R$ 300 milhões mais competitivas para a exportação”, explica Rodrigo Tavares, superintendente nacional em exercício da área de Operações Internacionais da CAIXA. Essa linha pode ser usada por empresas exportadoras de qualquer porte para financiar a produção de bens de capital e de consumo com índice de nacionalização de no mínimo 60%. Disponível no site do BNDES, a relação completa de produtos financiáveis engloba de chocolates a aviões, passando por produtos tão diferentes quanto turbinas, microscópios, peixes, sabões, livros e sombrinhas.

Outra mudança importante foi a ampliação da participação máxima do BNDES nas operações de financiamento. Antes, ela variava de 30% a 80%, dependendo do porte da empresa e do tipo de bem a ser exportado. Com as novas medidas, o percentual foi fixado em 70% do valor do compromisso de exportação, independentemente do porte da companhia. O prazo de pagamento é de até 30 meses, com até seis meses de carência. Os produtos devem ser embarcados até o final do contrato.

Como contratar
Para contratar o BNDES EXIM Pré-Embarque, o cliente CAIXA deve procurar a sua agência, levando a documentação da empresa, que precisa estar habilitada para operar no comércio exterior no site da Receita Federal e ter realizado exportações nos últimos 12 meses. Parte do processo entre a CAIXA e o BNDES agora é eletrônico. Com isso, a análise fica mais ágil e os recursos chegam mais rápido ao tomador do financiamento. A exportação deve ser comprovada até a data final do contrato.

WhatsApp chat