Obra de Salvador Dalí sobre a Divina Comédia na CAIXA Cultural Fortaleza


29/04/2017 Facebook Twitter LinkedIn Google+ Novidades



A CAIXA Cultural Fortaleza apresenta, de 26 de abril a 2 de julho, a exposição Dalí: A Divina Comédia, que reúne 100 gravuras do mestre do surrealismo Salvador Dalí, pertencentes a uma coleção privada da Espanha. As obras foram produzidas entre as décadas de 1950 e 1960, sob encomenda do governo italiano, para ilustrar uma edição comemorativa aos 700 anos de nascimento do poeta Dante Alighieri (1265-1321). A abertura aconteceu na última terça-feira (25). Nesta quarta-feira (26), às 15h, haverá uma visita guiada com o artista plástico Roberto Galvão.

Pintor, escultor e gravurista, o catalão Salvador Dalí (1904-1989) alcançou projeção mundial por sua obra surrealista, com imagens inusitadas e muitas vezes bizarras, de grande riqueza plástica, alusivas ao mundo dos sonhos e do subconsciente. Realizou obras para grandes clássicos da literatura ocidental, com destaque para a série em aquarela na qual expõe sua visão sobre a alegoria poética A Divina Comédia, de Alighieri, sendo esta uma de suas criações mais apreciadas.

As imagens ilustram cada canto do poema épico de Dante, percorrendo sua viagem imaginária, desde os círculos infernais, acompanhado por Virgílio, até o centro da terra, onde encontra Lúcifer. Depois, regressando à superfície terrestre, sobe a montanha do purgatório, guiado por sua amada Beatriz, para ser admitido no paraíso.

Alguns conjuntos desta obra de 100 gravuras de Dalí foram impressos com a colaboração dos editores Joseph Foret e Jean Estrade, no atelier deste último. Os trabalhos foram apresentados em Paris, em momentos diferentes, respectivamente, em 1960, o Inferno, em 1962, o Purgatório e, em 1964, o Paraíso.

Para Dante, homem-síntese da Idade Média, a finalidade da vida humana era buscar o bem e a verdade, que só em Deus se encontravam. Sua obra poética é uma das maiores da literatura universal, transcendendo o contexto histórico-cultural em que foi produzida. Mas esta teria sido escrita, na época, para reformar moralmente o mundo, que o poeta via imerso em situação pecaminosa; para despertar nos homens a consciência da redenção.

Serviço
Exposição: Dalí: A Divina Comédia
CAIXA Cultural Fortaleza (Av. Pessoa Anta, 287 – Praia de Iracema), de 26 de abril a 2 de julho
Horário: de terça-feira a sábado das 10h às 20h, domingo das 12h às 19h
Visita guiada: 26 de abril (quarta-feira), às 15h
Entrada Franca
Classificação indicativa: Livre

WhatsApp chat