Começam as vendas da Lotería de Navidad (El Gordo) com mais de 70 milhões em prêmios em dinheiro


20/07/2017 Facebook Twitter LinkedIn Google+ Novidades


Começaram nesta terça-feira (18) as vendas da Lotería de Navidad ou Loteria de Natal da Espanha, conhecida popularmente como ‘El Gordo’. Este ano o sorteio vai distribuir 70 milhões de euros a mais em prêmios em dinheiro, ou seja, foram colocados no mercado cinco milhões a mais de bilhetes do que no ano anterior, que podem ser adquiridos neste verão, animados pela conhecida campanha “E se caia aqui El Gordo?”.

A presidente de Loterías y Apuestas del Estado – LAE, Inmaculada García Martínez, anunciou o início das vendas de bilhetes em entrevista coletiva de imprensa, quando apresentou a habitua campanha de verão, que este ano tem como conceito os milhares de turistas estrangeiros que a cada ano visitam o país, lembrando que o El Gordo também pode tocá-los.

O conceito da campanha publicitária de lançamento é ‘Os guiris’ (apelido de turistas estrangeiros na Espanha), que mostra com bom humor, através de spots para cinemas, televisão e outras mídias, como o turista estrangeiro é o primeiro a pensar que gostaria de ganhar na Loteria de Natal para poder ficar todo o ano e desfrutar o tempo todo na Espanha.

Mais prêmios

Este ano haverá mais prêmios. Já estão há vendas 170 milhões de bilhetes. A emissão consiste em 170 séries de 100.000 números cada uma, no total de 3.400 milhões de euros, distribuídos em prêmios de 70%, que se traduzirá em 2,380 bilhões de euros.

El Gordo repartirá 4 milhões de euros para a série, o segundo prêmio será de 1.250.000 euros, os terceiros 500 mil, os dois quartos prêmios serão de 200.000 euros e os oito quintos de 60.000 para a série.

O valor do bilhete é o mesmo de outros anos, 20 euros, um preço que deverá suportar milhares de espanhóis porque a Lotería de Navidad é, de acordo com o presidente da Loterías y Apuestas del Estado, “um dos valores mais reconhecidos e uma das tradições mais vivas, que está aberta também a desfrutar dos turistas”. “Com ela podemos sonhar até o dia 22 de dezembro,” comentou Garcia Martinez, que reflete a “alegria” que leva este sorteio, que goza de boa saúde porque durante os últimos três anos tem aumentado suas vendas em 13%.

Aumento das vendas

Em 2014 foi quando houve um ponto de virada, pois as vendas aumentaram 4,64% em relação ao ano anterior, e a tendência continuou em 2015, com um aumento de 4,49%. Em 2016, este crescimento foi consolidado com 3,49% e um volume de negócios de mais de 2,672 bilhões.

As vendas têm aumentado nos últimos três anos e este aumento também pode ser visto durante o verão, nos meses de julho, agosto e metade de setembro, quando vende entre 12 e 15% do total desta loteria, especialmente na área da costa do Mediterrâneo.

Todos esses números fazem que este sorteio seja o mais importante do ano para LAE, uma vez que representa 30% do volume de negócios anual da Loteria, e os ‘bons resultados’ do mesmo e o resto, conseguem, de acordo com a presidente, que o trabalho social da empresa “aumente dia a dia, com projetos sociais, esportes e cultura. E desta forma seguimos apoiando o Orçamento Geral do Estado”.

O tiro de partida para a Lotería de Navidad já foi dado e agora, como diz Garcia Martinez, “esperamos bater na porta e a porta se abra”. (ABC.ES – Com EFE Madrid)

WhatsApp chat
-->