Caixa firma acordo de cooperação com instituições francesas


11/02/2018 Facebook Twitter LinkedIn Google+ Novidades



A Caixa Econômica Federal assinou, nesta terça-feira (30) um protocolo de intenções com a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) e o grupo Caisse des Dépôts et Consignations (CDC). O objetivo é desenvolver a cooperação entre as três instituições para promover investimentos nas áreas de sustentabilidade, eficiência energética, energia renovável, saneamento e infraestrutura sustentável, abrangendo, especialmente, projetos de Parceria Público-Privada (PPP).

De acordo com o vice-presidente de Governo interino da Caixa, Roberto Barreto, o banco pretende investir em projetos de tratamento de resíduos sólidos e expansão da iluminação pública por meio de concessões e parcerias público privadas (PPPs). “Queremos favorecer o acesso a crédito para municípios e levar para a população o acesso a saneamento, mobilidade, iluminação pública e outras necessidades básicas”, afirmou.  

As instituições francesas atuam em conjunto na composição de um Fundo de Investimentos de 600 milhões de euros (R$ 2,4 bilhões) para implementação de financiamentos. Segundo Philippe Orliange, diretor do escritório regional da Agência Francesa de Desenvolvimento, o objetivo é investir em projetos de infraestrutura sustentáveis para acompanhar as mudanças previstas no Acordo de Paris firmado na Conferência das Nações Unidas em 2015.

“Estamos em busca de projetos de eficiência energética, saneamento e mobilidade urbana. Tudo o que tem como resultado reduzir as emissões de gases que causam o efeito estufa e as mudanças climáticas”, destacou o diretor da AFD.

Para Gustavo Portela, vice-presidente Corporativo interino da Caixa, esse tipo de parceria com instituições estrangeiras permite a troca de conhecimento, inteligência e técnica com outros mercados. “É uma oportunidade de diversificar nosso funding para poder atuar em projetos de interesse estratégico”, destacou.

Instituições francesas
A Agência Francesa de Desenvolvimento é um banco público que desenvolve projetos para melhoria da qualidade de vida de populações de países emergentes e em desenvolvimento. A Caisse des Dépôts et Consignations e suas filiais são um grupo público que investem em longo prazo em serviços de interesse geral e no desenvolvimento econômico de territórios. Fonte: CAIXA