Caixa comemora Dia de Luta da Pessoa com Deficiência em ano que se consolida como Banco da Inclusão


22/09/2019 Facebook Twitter LinkedIn Google+ Novidades



O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência é comemorado em 21 de setembro, neste sábado. A data marca a atuação do movimento social que teve como objetivo garantir a participação plena em igualdade de condições das pessoas com deficiência, e foi escolhida por ser próxima ao início da Primavera (23 de setembro) e ainda coincidir com o Dia da Árvore, datas que representam o renascer das plantas, que simbolizam o sentimento de renovação das reivindicações em prol da cidadania e inclusão das PcD.

Desde o início do ano, a Caixa tem adotado medidas para se consolidar ainda mais como o Banco da Inclusão. Entre elas, a contratação de 2 mil novos empregados aprovados no concurso de 2014 até o final do ano, 100% deles PcDs. Também neste ano, os empregados mais antigos de casa foram incentivados a realizarem a autodeclaração da condição de pessoa com deficiência, que por algum motivo não tinham esse registro em seu cadastro pessoal.

A coordenadora d e Gestão de Pessoas de Boa Vista (RR), Maria Angela Morais, é uma das empregadas que fez questão de ser reconhecida. A decisão não foi fácil. “De acordo com meu modelo mental, possuía uma resistência em me declarar como tal, receio de ser classificada com menor capacidade de exercer as atividades”, conta.

Passado o medo, Maria Angela é só felicidade. “Hoje, com muito orgulho consulto meu cadastro no SISRH e identifico a marcação PcD visual monocular. Nasci com essa deficiência e nunca quis ser identificado como tal. A Caixa me mostrou que ser PcD é ser igual a qualquer outra pessoa, mas com alguns benefícios. Tenho muita Gratidão pela Caixa que me faz sentir normal como todas as pessoas”.

Casos como o da Maria estão sendo avaliados pelas GIPES de todo o país. As unidades entrarão em contato com esses empregados para dar início ao processo de análise de laudos médicos e avaliação para realizar a categorização correta.

Alinhada ao princípio da equidade, o banco promove condições para que todos os empregados, com as diferenças que possuem, sintam-se capazes e produtivos em seus ambientes de trabalho, fornecendo as ferramentas necessárias para melhor adaptação física, se for o caso, e oferecendo benefícios exclusivos.
Fonte: CAIXA

WhatsApp chat
-->