CAIXA melhora três posições no ranking de reclamações do Bacen


15/10/2019 Facebook Twitter LinkedIn Google+ Novidades



A CAIXA ficou na 7ª posição no ranking de instituições financeiras com mais de 4 milhões de clientes mais reclamadas no Banco Central (Bacen) no terceiro trimestre de 2019, resultado inédito desde que a lista passou a avaliar a cada três meses o atendimento das instituições financeiras. Em comparação com o trimestre anterior, a CAIXA melhorou três posições. Neste ranking, quanto mais longe do topo, melhor. Os resultados foram divulgados nesta terça-feira (15). O índice alcançado no 3º trimestre foi de 18,97, enquanto no 2º trimestre foi de 20,71.

“Este resultado inédito e histórico mostra o comprometimento de todos os que fazem a CAIXA ser essa empresa ímpar no sistema bancário nacional, com foco nos princípios do Jeito CAIXA de Atender – ouvir, respeitar e encantar, buscando melhorar a cada dia mais nosso atendimento”, afirma o vice-presidente de Distribuição, Atendimento e Negócios, Valter Nunes.

Desde 2002 o Bacen publica a relação com as instituições financeiras mais reclamadas. Com base nas queixas dos clientes, o órgão regulador avalia as que descumpriram normas do Conselho Monetário Nacional (CMN), julgando-as como procedentes, e cobra dos bancos uma solução. A quantidade de infrações é ponderada pela base de clientes e cria o índice que permite comparar instituições de porte semelhante. Até junho de 2014, o ranking era mensal, depois passou a ser divulgado bimestralmente e, a partir de 2017, se tornou trimestral.

“Se no início pouca gente consultava a lista dos bancos mais reclamados, hoje a visibilidade do ranking ganha destaque na imprensa. Além do mais, as mídias sociais ajudaram a popularizar o assunto. Sem contar que quase todo mundo tem na memória algum fato envolvendo atendimento bancário”, alerta o ouvidor da CAIXA, Jean Benevides.

Neste último trimestre, mais uma vez a posição ocupada dependeu de um número pequeno de queixas registradas.  “Com apenas 17 ocorrências procedentes a mais, a CAIXA teria ficado na 6ª posição, que já teria sido muito boa. O esforço dos empregados da CAIXA compensou a grande quantidade de atendimentos a trabalhadores e beneficiários de políticas sociais, que os demais bancos não têm. Todos merecem os parabéns pelo excelente resultado”, destaca o ouvidor.

Canais próprios para reclamações, sugestões e elogios
Qualquer cidadão que tenha alguma dúvida sobre produtos e serviços da CAIXA pode ligar para 0800 726 0101. O SAC atende também reclamações, sugestões e elogios, funcionando ininterruptamente, todos os dias do ano. Caso o problema não seja solucionado, o cliente pode falar com a Ouvidoria pelo 0800 725 7474. Se preferir, pode acessar os canais pela internet ou dispositivos móveis no endereço fale-conosco.caixa.gov.br.

Para receber informações sobre corrupção, lavagem de dinheiro, ameaça, assédio, discriminação e outros atos que possam ser ilegais, a CAIXA possui o Canal de Denúncia. O serviço é acessível pelo 0800 512 66 77 ou pela internet no www.caixa.gov.br/denuncia.  O canal é gerido por uma empresa externa e protege a identidade do denunciante, permitindo o anonimato.
Fonte: CAIXA

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