CAIXA participa da 30ª edição do CIAB FEBRABAN


23/06/2020 Facebook Twitter LinkedIn Google+ Novidades



Nesta terça-feira (23), a CAIXA participou do CIAB FEBRABAN, considerado o maior congresso de tecnologia do setor financeiro na América Latina. Em sua 30ª edição, o evento está sendo realizado de maneira online e gratuita. A abertura contou com a participação de cinco presidentes de grandes bancos brasileiros, dentre eles, o presidente da CAIXA, Pedro Guimarães.

O tema do congresso é “O setor bancário brasileiro e a COVID-19”. Em sua fala de abertura, Pedro Guimarães ressaltou o papel da CAIXA no apoio à população brasileira nesse momento de dificuldade, contando com apoio dos bancos. “O Auxílio Emergencial não seria possível se outros 52 bancos não tivessem ajudado. Foi muito relevante a ajuda que a CAIXA teve e está tendo das instituições”, afirmou.

Em seguida, Guimarães ressaltou a importância da cooperação no sistema financeiro. “O que é importante nesse universo financeiro brasileiro é a união. Claro que é um ambiente competitivo, isso é saudável e necessário. Mas o sistema brasileiro não seria tão sólido, tão forte, tão tecnologicamente avançado se não houvesse essa troca”, concluiu.

Sistema financeiro e a retomada da economia

Uma das discussões colocadas na abertura do congresso foi a relação entre a tecnologia, a retomada da economia depois da pandemia e o papel social dos bancos. Guimarães expôs o desafio de equilíbrio que a CAIXA deve procurar, começando por explicar que “só se conhece o Brasil indo aos locais e vendo onde realmente estão as necessidades da população.”

A partir do que conheceu através do CAIXA Mais Brasil, Guimarães ressaltou que a CAIXA busca o desafio de aliar tecnologia de ponta, inclusão social e, ao mesmo tempo, atender aos brasileiros mais carentes. “É excepcional o avanço da tecnologia. Mas se não tivermos pontos de venda pelo Brasil, como em Acará (PA), onde só o Caminhão da CAIXA chega, ou na Ilha de Marajó (AP), onde só chega atendimento por agência-barco, milhares de brasileiros não terão acesso ao sistema financeiro e a recursos do governo”, afirmou.

Para Guimarães, a prova do sucesso dessa associação de tecnologia e atendimento local, foi o fim das filas do Auxílio Emergencial. “Da noite pro dia tivemos que pagar 60 milhões de pessoas que foram às agências, chegamos a pagar 8 milhões de pessoas em um dia. Mas conseguimos contornar com tecnologia, apoio dos outros bancos e da sociedade brasileira”, explicou.

Programação CIAB FREBRABAN 2020

A 30ª edição do CIAB FEBRABAN ocorre de maneira online pela primeira vez em 30 anos de congresso. Após o painel de abertura na manhã de terça-feira (23), a programação segue até quinta-feira (25), com discussões sobre tecnologia, o que a pandemia muda no dia a dia dos bancos, o universo digital, mudança de cultura no sistema financeiro, dentre outros temas.

Veja a programação completaaqui

Fonte: CAIXA

WhatsApp chat
-->