BC mantém pressão para aumentar concorrência com PIX


28/04/2021 Facebook Twitter LinkedIn Google+ Novidades



O Banco Central vem mantendo a velocidade das medidas para aumentar a concorrência no sistema financeiro e promete para o ano que vem quatro novas funcionalidades da plataforma PIX. Para o primeiro semestre de 2022, devem entrar em operação o PIX garantido e o débito automático.

O PIX garantido é como um seguro de recebimento via PIX, algo parecido com o que as administradoras de cartões fazem. Essa novidade deve estar pronta no primeiro semestre de 2022, segundo o chefe adjunto do Departamento de Competição e Estrutura do Mercado Financeiro do Banco Central, Carlos Eduardo Brandt.

Outra novidade que também vai estimular a concorrência no primeiro semestre de 2022 é o débito automático via PIX. Segundo Brandt, essa funcionalidade serve para os pagamentos recorrentes, mas é melhor que o atual débito automático porque pagador e credor não têm de ser clientes do mesmo banco.

Para o segundo semestre de 2022, a agenda do BC terá o PIX por aproximação ou “tap and go” e o QR Code do pagador. O pagamento por aproximação é importante para as situações de grande fluxo de usuários e média baixa do valor pago como, por exemplo, transporte público, estádios e eventos com muito público.

O QR Code do pagador vai facilitar a vida dos usuários quando não estão conectados e precisam realizar um pagamento. Atualmente, o PIX funciona com QR Code quando os dois lados estão conectados.

No segundo semestre de 2021, estará disponível a modalidade saque via PIX. A medida romperá os limites das redes próprias de caixas eletrônicos e da rede Banco 24h espalhadas pelas cidades. Além de o usuário ter mais conveniência para sacar dinheiro em qualquer estabelecimento comercial, os bancos poderão atender clientes de concorrentes. “O BC quer aumentar o volume das transações eletrônicas, mas ainda estamos em um momento de transição com muita gente que ainda precisa de cédulas”, comenta Brandt.
Fonte: O Bastidor

WhatsApp chat