Agência Fitch concede à CAIXA nota máxima de qualidade na gestão de fundos de investimento


05/08/2021 Facebook Twitter LinkedIn Google+ Novidades



A CAIXA teve o seu Rating de Qualidade de Gestão de Investimentos elevado para o nível Excelente, segundo a agência Fitch. A nova posição indica que o banco conquistou capacidade de investimento e características operacionais compatíveis com o mais alto grau de avaliação da agência.

Com mais de R$ 421,7 bilhões de ativos sob gestão (jun/21), a CAIXA é a quarta maior gestora de fundos de investimento do país, com 6.95% de participação no mercado local, segundo a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (ANBIMA).

Está em processo de avaliação pelo Banco Central do Brasil (Bacen) e pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a autorização para que a Caixa DTVM SA, subsidiária integral da CAIXA, inicie suas operações atuando como o braço de gestão de fundos de investimento do conglomerado.

A importância da franquia CAIXA, somada à disciplina do processo de investimento, gestão de risco, desempenho dos fundos em relação à indústria, estrutura organizacional e de atendimento ao cliente foram fatores determinantes para a obtenção da Nota ‘Excelente’, resultado que reflete a excelência da atual gestão do banco.

Destaca-se também a implantação e evolução de sistemas que contribuem com os controles e eficiência da gestora, bem como a solidez da área de Risco e Controles internos do banco.

A agência Fitch apontava, desde 2017, deficiências nesses aspectos, tais como a necessidade de melhorias nos sistemas de controle e custódia, na integração de sistemas e fluxos de trabalho, e na “boletagem” da mesa de operações. Portanto, as melhorias foram implementadas no último exercício e o resultado da avaliação refletiu a excelência da atual gestão.

A íntegra do Relatório pode ser obtida em https://www.fitchratings.com/research/pt/fund-asset-managers/fitch-upgrades-viarts-investment-management-quality-rating-to-excellent-03-08-2021

Fonte: CAIXA

f